Dicas para organizar seu guarda-roupas (ou closet!)

4 months ago Moda110

Eu sempre detestei pilhas de roupas. Não importa se eram baixinhas ou com todas as peças do mesmo tamanho… elas sempre me irritaram. Você organiza com todo o cuidado do mundo, pra logo depois, lembrar que usa MUITO aquela peça que agora se encontra plena, bem no meio da pilha.

A verdade é que, manter o armário sempre dia não é muy tranquilo, se você não organiza ele do jeito CERTO pra você e pra sua vida.

Sim, roupas organizadas fazem A DIFERENÇA na sua vida. Você se arruma mais rápido, monta looks sem dificuldade e presta atenção nas peças que tem!

Depois que me mudei, tive minha primeira experiência com a organização de um closet – e não de um guarda-roupas – e algumas dicas aqui valem ouro! Como já trabalhei como visual merchandising numa loja há alguns anos atrás, aprendi MUITO nesse tempo. Algumas coisas que eu trouxe pra casa e que podem te ajudar na hora de organizar:

1. Desapegue! 

Não me odeie por isso. Eu SEI que muitas das coisas que você ainda tem, não servem mais, ou não combinam mais com seu estilo de vida, ou simplesmente, está em desuso porque você substituiu por uma outra peça… e resolveu, ficar com as duas. Roupas demais, coisas demais… CONFUSÃO (e bagunça!) demais!

Comprou uma peça similar? Elimine a “gasta”, sem dó. Calças jeans e camisetas valem uma segunda avaliação, afinal, peças assim podem ficar ainda mais charmosos em um estado mais “podrinho”. Mas seja crítica!

2. Tenha cabides iguais

“Nossa, que frescura!” Não, não é, e a psicologia explica. Quando você tem um closet com diferentes cabides, sua atenção vai pra ELES, e não para as peças de roupa. Em cabides iguais, tuuuudo fica mais simples e rápido! E se você comprar o cabide certo (eu uso de madeira, com recorte pra blusas de alcinhas e alguns com ganchos pra saias e calças e tal: super funciona! ah, e aquele de veludo é ÓTIMO!), suas peças não escorregam dele, e você consegue acomodar todos os modelos sem problema.

3. Organize suas roupas por cores!

Sim, fica lindo! E não, não é esse o motivo. Organizar suas peças por cores, também facilita na hora de escolher o que vai vestir! Te impede de “esquecer” alguma peça e permite diferentes combinações… Comprou uma saia verde militar e não sabe com o que usar? Num closet bem arrumado, essa missão seria FÁCIL!

4. Camisetas em rolinhos

Lembram do drama das pilhas ali de cima? Bom: eis aqui a solução! Claro, ela só funciona se você tiver gavetas (que não é meu caso, infelizmente). Dobre a camiseta do jeito normal, e depois enrola levinho, deixando a estampa pra cima. TCHARÃ! A melhor coisa: economiza espaço da gaveta e ainda fica fácil de visualizar T-O-D-A-S.

5. Lingerie e meias

Com gavetas: não tem jeito… você tem que se render às divisórias. Algumas gavetas já tem os mini-nichos e facilitam o trabalho. Mas, se nas suas não tem, você encontra em lojas como Cassol e Leroy Merlim, divisórias de plástico, acrílico ou tecido. Escolha suas favoritas e se divirta! Você nunca mais vai “perder” a calcinha daquele conjunto LINDO que comprou mês passado.

Sem gavetas: meu vício preferido, caixas! Vale de madeira, acrílico, plástico ou papelão. Organize por “tipo” e pronto! Algumas também tem divisórias pra facilitar! Fácil, né?

6. Malhas e Tricôs

Aí não tem jeito… essas peças em geral devem ser dobradas e, se possível, guardadas em sacos que as protejam do pó. O ideal são os modelos em tecido e furadinhos. Os sacos de filós são perfeitos, assim como os de TNT. Use a abuse! (E se achar que ficou com cara de desarrumado… mais caixas!) Essa dica também serve pras roupas de academias, como elas não amassam, usar uma caixa pra guardá-las pode ser o melhor jeito de deixar tudo em ordem.

Dicas extras: 

  • Bolsas precisam de enchimento e devem ser guardadas de pé (as estruturadas) ou deitadas (as molinhas).
  • Os sapatos devem assentar sobre a superfície, como no chão. Evite guardar os sapatos em caixa, onde acabam amassando, mofando e perdendo a forma.
  • Os cintos não devem ficar enrolados. Dependendo do material, essa forma de armazenamento pode ‘quebrar’ a textura, como acontece com o couro, por exemplo. O melhor jeito de guardar cintos é os pendurando pela fivela para manter o formato original. Use a porta do armário ou aquele tipo de cabide específico, com “ganchinhos”.
  • Acessórios como lenços e cachecóis: dobrados em pilhas, em caixas ou pendurados em cabides específicos. O que você achar mais fácil!

*

Lembrando que: tudo que compartilho nesse bloguinho são DICAS, não regras! São coisas que funcionam pra mim e eu quero passar adiante! (: Eu tenho certeza que essas dicas facilitam MUITO o dia a dia!

Tem alguma dica incrível pra compartilhar, também? Escreve aqui embaixo!

Aline Cardoso