Drink com figo, baunilha e gin!

8 months ago Gastrô63

Acredite ou não, existem drinks de todas as estações – e também existem os drinks que fazem a ponte entre uma e outra. E esse drink incrível com baunilha e figo, é perfeito pro fim do verão e comecinho de outono.

Aliás, essa é a primeira “receita” aqui do blog! Aproveito pra dizer que: muitas outras virão. Esse ano, muita coisa na minha vida profissional irá mudar (ainda mais!). E a gastronomia, uma antiga paixão, parece ter voltado pra ficar.

Mas, vamos focar!

Se tem uma coisa que eu tenho feito nos últimos meses, é COMEMORAR. Eu descobri que conquistas diárias e “pequenas” ficam muito mais gostosas com uma taça de vinho, ou se você preferir, uma pint da sua cerveja preferida. Eu realmente não sou fã de cerveja. Não me julguem, ein? O engraçado é que um dos meus lugares preferidos na cidade, é um pub (de VERDADE!). Eles servem o melhor Spritz e tem batatinhas maravilhosas de aperitivo!

O fato é que: sou dos vinhos e dos drinks. E se você me acompanha em alguma Rede Social, sabe que eu também sou da baunilha. Quando encontrei essa receita… foi amor à primeira vista!

Aqui vai. Pra um copo:

  • 45ml de gin
  • 15ml de xarope de figo com baunilha (receita fácil ali embaixo, esse é o segredo do drink!)
  • 2 traços de laranja (suco de 1/2 laranja pequena)
  • 30-45ml de tônica (à gosto, sabe?)
  • gelo

 

Modo de Preparo: 

Encha uma coqueteleira com gelo. Adicione o gin, o xarope e os traços de laranja. Mexa bem. Complete com tônica. Aí é só decorar com uma fatia de figo fresco… porque a gente gosta de beber coisas bonitas, e aproveitar!

Agora, a poção mágica. Como fazer o xarope de figo com baunilha? Fácil:

  • 6 figos frescos (remova a haste e corte ao meio)
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 fava de baunilha (abra ao meio e raspe as sementinhas todas!)

 

Modo de Preparo:

Adicione todos os ingredientes em uma panela pequena, e leve para ferver em fogo médio. Reduza o fogo. Cozinhe, mexendo com frequência, por cerca de 7 minutos ou até figos quebrarem. Deixe esfriar e “passe” o xarope usando um filtro de pano (de café, mas novinho), de malha fina. Tem filtros pequenos desses em qualquer loja de R$1.99.

A receita do xarope rende o suficiente pra 10 drinks. Afinal, por que não fazer uma jarra, né? Tin-tin!

 

Aline Cardoso