Listras de marinheiro: a breton t-shirt

10 months ago Moda110

Quem me conhece há mais tempo, sabe que desde novinha eu amava as camisetas de listras em branco e azul marinho. É claro que só mais tarde, fui descobrir a origem da peça tão “vai com tudo” que a camiseta bretão – breton t-shirt – é.

A camisa listrada tem sido um item amado na moda desde meados do século XIX. Uma camisa azul marinho e branca com 21 listras simboliza cada uma das vitórias de Napoleão, e transformou-se no uniforme para todos os homens franceses da marinha.

A grande mudança veio com a maravilhosa Coco Chanel.

No início do século XX, ela fez uma viagem à Rivera francesa. Quando chegou lá, viu os trabalhadores da marinha da Bretanha, vestindo suas camisas brancas listradas. Não surpreendentemente nasceu a inspiração para uma nova coleção náutica. A sempre influente Coco Chanel amava o minimalismo das listras, e não demorou até levá-las ao público e começar a vendê-los na França em sua loja em Deauville, em 1917.

De lá pra cá, a peça se popularizou de diversas formas. Nos anos 50 estrelas de cinema como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e Brigitte Bardot apareciam absolutamente deslumbrantes em suas listras.

E hoje, quem não deseja uma?

O design hoje é sinônimo do estilo parisiense chique. A peça foi recriada em diversas coleções de grandes marcas como, Balmain, Gucci, Givenchy e Jean Paul Gaultier aderindo as camisetas em seus desfiles. Conforto + estilo: aquela conta que sempre funciona!

Eu tenho três, de diferentes tipos de tecido. Se quero mais uma? SIM! Com calça, saia, short, com acessórios “aparecidos”, ou bem casual, essa é com certeza uma peça coringa, pra você ter e se apaixonar! <3

Impossível errar!

Aline Cardoso